Linha(s) de pesquisa: sociologia: teoria e história; cidades: interações, desigualdades e (i)mobilidades socioespaciais.
Área(s) de pesquisa: Sociologia da Cidade (e Urbana); Sociologia do Espaço (e do Corpo); Sociologia da Vida Cotidiana (e do Tempo); Sociologia Histórica.
Tema(s): teoria urbana; corpo, espaço público e urbanização; desigualdade/pobreza urbana; interseccionalidade e espaço; espaço e tempo na Sociologia; sustentabilidade urbana e espaço público; população em situação de rua; mobilidade urbana; patrimônio cultural; cultura urbana visual; sociologia do conhecimento de senso comum; São Paulo (cidade, história); pensamento social sobre a cidade no Brasil.
Grupo de pesquisa: NEPSESTE (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Sociologia do Espaço e do Tempo)
Link(s) para site(s): Lattes | Academia | ResearchGate
E-mail: fraya@usp.br
Telefone: +55 11 30910244
Sala: 2139
Minicurrículo:
Professora livre-docente (2017) do Departamento de Sociologia da USP, Fraya Frehse é bacharel (1996) e licenciada (2001) em ciências sociais pela mesma Universidade, onde fez o mestrado (1999) e o doutorado (2005) em antropologia social, com doutorado-sanduíche na Oxford University (2002-2003) e pós-doutorados respectivamente em sociologia (urbana) na Freie Universität Berlin e na Humboldt-Universität zu Berlin (2010), em sociologia do espaço na Technische Universität Berlin (2019, 2025) e em estudos urbanos na Universidade de Cambridge (2020, 2023).
É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e coordenadora de projeto de Auxílio Regular da FAPESP. Na USP, ela coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Sociologia do Espaço e do Tempo (NEPSESTE) e o Laboratório de Pesquisa Social (LAPS) do Departamento de Sociologia, além de ser vice-presidente da Comissão de Cooperação Internacional da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e integrante do Centro de Síntese "USP Cidades Globais" do Instituto de Estudos Avançados (IEA).
Foi pesquisadora visitante na Freie Universität Berlin, na Humboldt-Universität zu Berlin, na Technische Universität Darmstadt, na Université Paris Diderot, na Universität Wien, na Technische Universität Berlin e na University of Cambridge. Ademais, ela foi professora visitante da Universidad Nacional de Cuyo (2012), da Freie Universität Berlin (2014) – onde ocupou a Cátedra “Sérgio Buarque de Holanda” de Estudos Brasileiros – e do Indian Institute of Technology (IIT) Roorkee (2023).
Tem experiência nas áreas de antropologia e de sociologia em sua interface com a história, com ênfase em estudos urbanos, trabalhando principalmente sobre os seguintes temas: vida cotidiana e história no e pelo espaço (corporal e/ou urbano); espaço e corpo como objetos de conhecimento sociológico; mobilidade urbana; patrimônio cultural; corpo, espaço público e cidade/urbanização no Brasil; usos corporais dos lugares públicos (com destaque para ruas e praças); imagem (em especial, a cultura visual das ruas) no Brasil; São Paulo (cidade, história).
Publicações recentes
1. Frehse, Fraya; Million, Angela; Castillo Ulloa, Ignacio (eds.). Spatial Methods in Transdisciplininarity for Urban Sustainability. Cham: Springer Nature, <https://doi.org/10.1007/978-3-031-84367-9>
2. Frehse, Fraya (2025). How Löw’s Constitution of Space Methodologically Enhances Lefebvre’s Production of Space. In: Kibel, Jochen; Meier, Nina; Steets, Silke; Weidenhaus, Gunter (eds.). Figuring Out Spaces: Über die Sozialität von Räumen und die Räumlichkeit des Sozialen. Bielefeld: Transcript, pp. 133-151, https://www.transcript-verlag.de/978-3-8376-7504-7/figuring-out-spaces/
3. Frehse, Fraya; Reis, Caio; Patitucci, Giulia (2024). Contribuições interacionais de pessoas em situação de rua para a sustentabilidade urbana. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 39 https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/DnBZvbzxZTmv9YV5ZStGNWc/