Compilado: Chamadas de publicação | Revistas: Plural (USP) | Prazo: 25.MAR.24; Resgate (UNICAMP) | Prazo: ABR.24; Mediações (UEL) | Prazo: 15.MAR.24; Áskesis (UFSCAR) | Prazo: MAR.24; TEL (UNICENTRO) | Prazo: 10.MAR.24

Plural (USP) | Prazo: 25.MAR.24

---------- Forwarded message ---------
De: Revista Plural <plural@usp.br>
Date: qua., 10 de jan. de 2024 22:05
Subject: CHAMADA PARA CONTRIBUIÇÕES: Feminismos e antifeminismos na política

CHAMADA PARA CONTRIBUIÇÕES: Feminismos e antifeminismos na política

Submissões até 25/03/2024
Organizadoras: Alessandra Maia (PUC-RJ/UFRJ), Jéssica Melo Rivetti (USP) e Mayra Goulart (UFRJ/UFRRJ)

O Dossiê tem como objetivo reunir contribuições que se esforcem em diagnosticar e analisar a transformação dos paradigmas políticos, sociais e culturais da estrutura de dominação masculina. Seja do ponto de vista da superação das assimetrias de poder e de gênero ou dos discursos antifeministas e conservadores que auxiliam na reprodução dessas desigualdades. Apreciará, então, enfoques permeados por debates sobre as dinâmicas e práticas dos feminismos e/ou antifeminismos no campo político e cultural. Aceitará artigos,resenhas e entrevistas que busquem discutir fenômenos sociais e políticos em que a centralidade do gênero esteja envolvida. Também serão considerados artigos que ensejem revisar ou atualizar a teoria social e política de gênero e/ou feministas, bem como trabalhos que retirem da invisibilidade e promovam o reconhecimento de autoras que contribuíram para a gênese, formação e consolidação do campo político tanto a nível nacional como internacional. As/os autores/as podem considerar abordar temas que incluem, mas não selimitam a: (i) a participação política —dos mais variados vieses ideológicos— das mulheresno Brasil e na América Latina; (ii) debates públicos à respeito de ações afirmativas comenfoque interseccional; (iii) movimentos feministas e/ou antifeministas na atualidade; (iv)bandeiras e discursos políticos em disputa; (v) representação política, social e cultural dasmulheres no campo político; (vi) profissionalização política de mulheres; (vii) campanhaseleitorais com viés feminista e/ou antifeminista; (vii) apropriações de bandeiras feministase/ou antifeminstas como estratégias políticas; (viii) abordagens metodológicas sobrerepresentação política e democracia com recorte de gênero, raça e sexualidade, e outros.

A Plural - Revista de Ciências Sociais convida todas e todos a submeterem artigos para o dossiê, contribuindo para o nossa edição 31.1 (2024). Os manuscritos devem ser submetidos pela plataforma OJS no site da Plural: revistas.usp.br/plural.

Para maiores informações, por favor, escreva-nos: plural@usp.br.

Secretaria Plural
Revista de Ciências Sociais do Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Universidade de São Paulo - USP
https://www.revistas.usp.br/plural/about

Resgate (UNICAMP) | Prazo: ABR.24

---------- Forwarded message ---------
De: Samuel Oliveira <samu_oliveira@yahoo.com.br>
Date: qua., 20 de dez. de 2023 às 15:07
Subject: CHAMADA PARA ARTIGOS DOSSIÊ "HISTÓRIA ORAL E MUNDOS DO TRABALHO"

Divulgamos a chamada de artigos para o dossiê HISTÓRIA ORAL E MUNDOS DO TRABALHO (https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/announcement/view/586):

A Resgate – Revista Interdisciplinar de Cultura receberá, entre janeiro e abril de 2024, artigos originais em português, inglês ou espanhol para o dossiê História Oral e Mundos do Trabalho.

A História Oral institucionalizou-se no universo acadêmico brasileiro nos anos 1990, a partir da fundação da Associação Brasileira de História Oral (1994) e dos inúmeros centros de memória e pesquisa que adotaram a metodologia para construir acervos e também dar inteligibilidade a arquivos e atores sociais não visibilizados. Um dos campos consagrados da História Oral vinculou-se ao debate sobre os mundos do trabalho – entendido como a análise das experiências de trabalho, cotidiano e movimentos sociais na formação do capitalismo e das classes sociais. Atualmente, o crescente interesse na análise interseccional (discutindo gênero, classe, raça e sexualidade) e os debates sobre memória e justiça em relação ao universo dos trabalhadores na última ditadura civil-militar concorrem para renovar o campo de estudo.

As análises da história social dos trabalhadores no mundo rural e urbano continuam fazendo uso inovador da metodologia, renovando tanto a história social do trabalho, quanto as reflexões metodológicas sobre a História Oral. Nesse sentido, desejamos receber para o dossiê, artigos inéditos que abordem as seguintes temáticas:

a)    Trabalho e questões de gênero e sexualidade

b)    Trabalho e questões étnico-raciais

c)    Movimento sindical e responsabilidade empresarial na ditadura civil-militar

d)    Trabalho, cultura e cidade

e)    Trabalho e religiosidade

f)     Trajetórias e interseções entre o trabalho urbano e rural

 
Submissão de artigos: janeiro a abril de 2024.
Processo de Avaliação: maio a agosto de 2024.

Processo de revisão e editoração: setembro a novembro de 2024.

Publicação: dezembro de 2024.

Att.

Samuel Oliveira (CEFET-RJ, LEHMT-UFRJ, CNPq) / Alejandra Estevez (UFF, LEHMT-UFRJ)
_____
Editores do dossiê "História Oral e Mundos do Trabalho"

Mediações (UEL) | Prazo: 15.MAR.24

---------- Forwarded message ---------
De: Comissão Editorial Revista Mediações <mediacoes@uel.br>
Date: sáb., 30 de dez. de 2023 às 18:00
Subject: Chamada de artigos - Dossiê: Entre a hegemonia cibernética e emergências socioambientais: investigando conflitos ontoepistêmicos, práticas de conhecimento e lutas tecnopolíticas (Mediações, vol. 29, n. 2 - 2024/2).

Dossiê: Entre a hegemonia cibernética e emergências socioambientais: investigando conflitos ontoepistêmicos, práticas de conhecimento e lutas tecnopolíticas (Mediações, vol. 29, n. 2 - 2024/2).  – Prazo para submissões: até 15 de março de 2024.

Organizadores: Henrique Zoqui Martins Parra (UNIFESP) e Alana Moraes (IBICT-RJ).

No presente dossiê, gostaríamos de convocar trabalhos que percorrem zonas de contato entre os estudos da ciência e da técnica e os estudos sobre a catástrofe socioambiental e sanitária em curso, zonas que adquiriram proeminência especialmente durante a pandemia de Covid-19 e a aceleração da expansão do domínio do codificável propiciada por ela. Antropoceno e Tecnoceno (e suas variantes) hoje conformam áreas transdisciplinares de investigações que confluem na atenção aos arranjos socioetécnicos e outros que humanos para a compreensão da nova época geológica marcada pelos impactos em escala e velocidade de certas ações humanas na regulação do planeta. Conferimos especial atenção à analítica da colonialidade e suas expressões conceituais, epistêmicas e políticas que nos permitem visualizar relações entre tecnologias extrativistas, a virada cibernética, regimes de conhecimento e novas formas de controle. Tais zonas de contato podem nos sinalizar para a falência do “sistema de coordenadas moderno”, como intui Bruno Latour, ao mesmo tempo que apontam para promissoras invenções conceituais e ontoepistmêmicas diante de um tempo ode catástrofes.

A chamada de artigos para o dossiê estará aberta até o dia 15 de março de 2024 e serão aceitos textos originais em português, espanhol e inglês.

As contribuições devem ser submetidas através do sistema online da revista:

https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/about/submissions

Para uma visão mais detalhada da proposta e dos objetivos deste dossiê, acesse:

https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/announcement/view/445

Áskesis (UFSCAR) | Prazo: 15.MAR.24

---------- Forwarded message ---------
De: Revista Áskesis <revista.askesis@gmail.com>
Date: qua., 10 de jan. de 2024 às 16:06
Subject: [Áskesis] Chamada para artigos - Volume 12, número 02, Julho-Dezembro 2023

DOSSIÊ: "Brasil contemporâneo: desigualdades e mobilidades sociais a partir de uma perspectiva interseccional"


Segue para conhecimento e divulgação a chamada do dossiê: "Brasil contemporâneo: desigualdades e mobilidades sociais a partir de uma perspectiva interseccional" que irá compor o número 02 (Julho-Dezembro) de 2023 da Revista Áskesis (Qualis B3). A Revista recebe também contribuições em fluxo contínuo de artigos livres, relatos de pesquisa e ensaios em português, inglês e espanhol.

PROPOSTA:

O presente dossiê tem como objetivo reunir trabalhos que discutam formas de desigualdade e mobilidade social no Brasil recente. As possibilidades de mobilidade social foram impulsionadas, especificamente entre a década de 2000 e de 2010, a partir da implementação de uma série de políticas de cunho social e econômico, através das quais minorias sociais puderam vislumbrar expectativas de mudança em suas vidas e nas de suas famílias, a exemplo das Ações Afirmativas, do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) e de programas de transferência de renda, como o Bolsa Família. Contudo, essas mudanças encontraram barreiras a partir da ascensão de uma lógica neoliberal a partir do ano de 2016, com governos que adotaram políticas de austeridade e uma ampla desregulamentação de direitos sociais e trabalhistas.

Nesse sentido, buscamos trabalhos que apontem para as formas de resistências e de agência dos/as sujeitos/as frente a esse contexto brasileiro. Entendemos a importância de articular de modo interseccional diferentes categorias, especialmente os aspectos de raça, classe, gênero, sexualidade, nacionalidade, entre outras a fim de compreender as ações dos sujeitos que alcançaram e/ou buscam alcançar alguma forma de mobilidade social. Consideramos a importância de trabalhos que façam uso de diferentes métodos de pesquisa como: análises documentais, análises de conteúdo, trajetórias e histórias de vida e etnografias que articulem agência e estrutura. Desse modo, acreditamos que uma pluralidade metodológica possa auxiliar na compreensão desse complexo processo social.

A organização do dossiê será feita por Denise Santos Ribeiro, Leilyane Souza Leão e Pamela Barbosa Martins.

Submissões até: 15  de março de 2024 pelo endereço eletrônico da revista: Áskesis.

Contamos com sua divulgação e futuras contribuições!

--
Comitê Editorial
Áskesis - Revista dxs discentes do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar

www.revistaaskesis.ufscar.br
Facebook revistaaskesis
Instagram revista.askesis

Áskesis (UFSCAR) | Prazo: 01.MAR.24

---------- Forwarded message ---------
De: Revista Áskesis <revista.askesis@gmail.com>
Date: qua., 10 de jan. de 2024 às 16:49
Subject: Chamada anual de Dossiês Temáticos da Revista Áskesis

Prezades,
O Corpo Editorial da Revista Discente Áskesis (2238-3069 - Qualis B3), vinculada ao Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), de caráter público e periodicidade semestral, convida membros/as da comunidade acadêmica e pesquisadores/as a apresentarem propostas de dossiês temáticos. Serão selecionados dois (2) dossiês, e a publicação acontecerá em cada edição semestral da revista, no ano de 2024.
Período de Submissões: 01 de Janeiro a 01 de março de 2024.
Mais informações: https://www.revistaaskesis.ufscar.br/index.php/askesis/announcement/view/28

TEL (UNICENTRO) | Prazo: 10.MAR.24

---------- Forwarded message ---------
De: Tempo, Espaço e Linguagem TEL <revistatempoespacoelinguagem@gmail.com>
Date: qua., 10 de jan. de 2024 às 16:10
Subject: [TEL] Chamada para artigos - Volume 15, número 01, Janeiro-Junho 2024

CHAMADA PARA ARTIGOS

DOSSIÊ: "VEREDAS FEMINISTAS: REFLEXÕES, POTENCIALIDADES E TRANSFORMAÇÕES DE PENSADORAS CONTEMPORÂNEAS"

Segue para conhecimento e divulgação a chamada do dossiê: "Veredas Feministas: reflexões, potencialidades e transformações de pensadoras contemporâneas" que irá compor o número 01 (Janeiro-Junho) de 2024 da Revista Tempo, Espaço e Linguagem (Qualis B1). A Revista recebe também contribuições em fluxo contínuo de artigos livres e ensaios em português, inglês e espanhol.

PROPOSTA:

Na apresentação do livro As Mulheres e a História (1995), Michelle Perrot afirma que na década de 1990 emergiu um contexto de enorme acolhida dos trabalhos de investigação sobre mulheres e a diferença dos sexos. Três décadas depois, e ainda surpresas com a abundância de discursos sobre as mulheres (Perrot, 2007), vivemos um momento outro em que os estudos de gênero, a inescapável articulação com os estudos feministas e as dificuldades enfrentadas pelos estudos pós-coloniais, decoloniais e contracoloniais tornaram a História das Mulheres um campo de pesquisa real. Entretanto, ainda assim, pouco reconhecimento se dá com a pluralidade de linhagens e vertentes teóricas que constituem o pensamento feminista e a inegável contribuição das reflexões desenvolvidas por intelectuais feministas contemporâneas para a ampliação dos repertórios filosóficos, epistemológicos e ontológicos empregados no campo das ciências humanas e sociais.

Entendemos que a falta de reconhecimento do pensamento intelectual feminista está vinculada ao sistema predominante de produção de conhecimento androcêntrico, entrelaçado com outros sistemas de poder como raça, etnia, classe, capacidade, cultura, nacionalidade, linguagem, entre outros. Isso ressalta a importância crucial da crítica em relação ao paradigma e às disciplinas científicas, destacando como esses campos frequentemente reproduzem diversas formas de discriminação, incluindo, mas não limitado a isso, a questão de gênero.

Ao lado desse esforço crítico, temos que rever e formular novas epistemologias, categorias conceituais e metodologias de pesquisa que nos auxiliem a superar tal modelo. Temos que ampliar o olhar para objetos, questões e sujeitas outras colocadas na periferia da ordem simbólica e material hegemônicas e recuperar, ainda que de forma fragmentada, essa produção intelectual historicamente excluída, esquecida e invisibilizada. Dessa forma, estamos interessadas em trabalhos originais que colocam em evidência o extraordinário acervo intelectual produzido por pensadoras contemporâneas sobre temas fundamentais para a consolidação do pensamento feminista.

Convidamos pesquisadoras e pesquisadores do campo das ciências humanas e sociais a apresentarem resultados de pesquisa acadêmicas construídas sob o suporte teórico e epistemológico do pensamento feminista contemporâneo, assim como estudos sobre trajetórias de vida, biografias e redes de sociabilidades e solidariedades que contribuam para dar visibilidade a intelectuais feministas e suas obras. Serão bem-vindos trabalhos que adotem perspectivas disciplinares e transdisciplinares, e que em suas análises explorem as intersecções de gênero com outras categorias como raça, etnia, classe, capacidade, nacionalidade etc., bem como as imbricações dessas análises com estruturas sócio-históricas complexas como colonialismo, imperialismo, globalização, capitalismo, entre outras.

A organização do dossiê será feita por Cíntia Lima Crescêncio (Universidade Federal do ABC), Jéser Abílio de Souza (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e Maria da Conceição Francisca Pires (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro).

Submissões até: 10  de março de 2024 pelo endereço eletrônico da revista: Tempo, Espaço e Linguagem (TEL). https://revistas.uepg.br/index.php/tel/about/submissions