LAPS - Laboratório de Pesquisa Social

O LAPS é um laboratório de estímulo à pesquisa no âmbito do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo, que congrega professores, pós-doutorandos, pós-graduandos e alunos de graduação.

De um lado, socializa alunos, no âmbito da graduação em Ciências Sociais, em técnicas qualitativas e quantitativas de pesquisa social, por meio de mini-cursos, trabalhos de campo e projetos de pesquisa individuais e coletivos em sociologia. De outro lado, sedia conferências, recebe pesquisadores visitantes, estimula cooperações interinstitucionais e internacionais, bem como a publicação e divulgação de resultados de pesquisas.

LES - Laboratório de Ensino de Sociologia

O Laboratório de Pesquisa Social é um órgão de pesquisa vinculado ao Departamento de Sociologia, no qual se insere como uma instância formal de atividade acadêmica.
Os objetivos do Laboratório de Pesquisa Social são:
I – ampliação do conhecimento produzido pela sociologia e disciplinas afins por meio da pesquisa social;
II – aprimoramento teórico e metodológico da sociologia e disciplinas afins, por meio do intercâmbio intelectual e da difusão de teorias e de resultados de pesquisas e de outras informações;
III – realização de reuniões científicas e convênios;
IV – aconselhamento a instituições estatais e da sociedade civil em matérias pertinentes ao seu campo de atividades.

CIS - Consórcio de Informações Sociais
O Consórcio de Informações Sociais é um sistema cooperativo que visa coletar, organizar adequadamente em meio eletrônico e dar amplo acesso às bases de dados e instrumentos de coleta de informações sociais já produzidas, ou que vierem a sê-lo, sobre os mais diferentes aspectos da sociedade brasileira. A expansão e o êxito dessa iniciativa dependem da colaboração de todos!

CERU - Centro de Estudos Rurais e Urbanos

O Centro de Estudos Rurais e Urbanos é um Núcleo de Apoio à Pesquisa apoiado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, localizado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, e associado ao Departamento de Sociologia. O objetivo do CERU é fazer pesquisa em Ciências Sociais e disponibilizar o conhecimento gerado por suas equipes através da organização regular de encontros científicos interinstitucionais e interdisciplinares, além de oferecer treinamento sistemático para pesquisadores iniciantes. O CERU mantém uma linha regular de publicações, na qual se destacam a revista Cadernos CERU e a coleção Textos. Dispõe de biblioteca especializada em livros, periódicos, teses e manuscritos.

OIC - Observatório de Inovação e Competitividade

O Observatório da Inovação e Competitividade é um pólo aglutinador de competências e capaz de articular e desenvolver análises sobre o processo de inovação na economia brasileira. Ele se constituiu a partir do entendimento de que é preciso ampliar os processos de diálogo entre o setor público e privado no sentido de promoção da inovação. Uma dos seus criadores e diretor é professor permanente do PPGS, Glauco Arbix (Departamento de Sociologia – USP) e o doutorando do PPGS Demétrio Toledo é o seu Secretário Executivo. Três doutorandos do PPGS e um mestre recentemente titulado pelo Programa compõem o seu corpo de pesquisadores principais.
No seu curto período de existência (foi lançado em outubro de 2007), o Observatório tem realizado pesquisas sobre a iniciativa empresarial e atuado de forma propositiva em conjunto com diversas instituições públicas, como a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI); o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), entre outras instituições.
Ao mesmo tempo, mantém fortes laços com os setores mais dinâmicos da comunidade acadêmica, organizando debates semanais na sede do IEA/USP onde são apresentadas pesquisas atuais relacionadas aos desafios para o desenvolvimento do país. O Observatório constitui-se, desse modo, num espaço de pesquisa rigorosa e de debates propositivos para uma maior dinamização e competitividade da economia brasileira, realizando debates semanais, abertos ao público em geral, onde conta com a participação de professores de diversas áreas ligadas às temáticas da Inovação e do Desenvolvimento. No ultimo triênio duas teses foram concluídas, uma das quais em 2009; vários alunos de iniciação científica oriundos do curso de graduação em Ciências Sociais são ali também acolhidos.

CEA  Centro de Estudos Africanos

CEBRAP – Centro Brasileiro de Análise e Planejamento

CEDEC – Centro de Estudos de Cultura Contemporânea

CEM – Centro de Estudos da Metrópole

CENEDIC  Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania

NADD  Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Democratização e Desenvolvimento

NEMGE  Núcleo de Estudos da Mulher e Relações Sociais de Gênero

NEV  Núcleo de Estudos da Violência  (Centro de Excelência FAPESP)

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Sociologia do Espaço (NEPSE) - congrega pesquisadores interessados em estudar e investigar sociológica e antropologicamente o espaço em suas várias formas, em particular a produção do espaço urbano no Brasil pela mediação do uso corporal dos lugares públicos urbanos.

Adicionar à View de Procedimentos