Pós-Graduação

Pós-Graduação em Sociologia

Sobre

Os cursos de pós-graduação em Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP) transcorrem no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS). Este iniciou suas atividades, no modelo vigente de cursos em nível de Mestrado e de Doutorado, em 1971. Herdeiro de longa tradição na história das Ciências Sociais no Brasil, sua origem remonta às antigas duas cátedras de Sociologia da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, que, constituídas pela chamada Missão Francesa, marcaram a fundação da USP, em 1934. Ao longo de décadas, o PPGS tem atuado como protagonista no âmbito da sociologia no Brasil, além de participar de amplas redes internacionais. Seu corpo docente contribui de modo significativo para o incremento da agenda de pesquisa na área e, sobremaneira, para a formação de novos profissionais. De fato, o Programa foi pioneiro na constituição de gerações de iminentes pesquisadores/as, além de contribuir para a elaboração e condução de políticas de pesquisa, fomento e avaliação de outros programas de pós-graduação em Sociologia no Brasil, para a constituição das associações científicas e dos principais espaços de diálogo intelectual hoje existentes no país. 

Considerado um dos mais relevantes programas de formação pós-graduada em Sociologia no Brasil e na América Latina, o PPGS-USP atrai estudantes de todo o território nacional, além de estudantes estrangeiros. Em linhas gerais, seus/suas egressos/as atuam na pesquisa e docência em universidades públicas e privadas, em instâncias governamentais, organizações não-governamentais, em assessorias e consultorias, em institutos de pesquisa, think tanks, fundações privadas e na docência do ensino médio.  

Duas modalidades de curso são ofertadas pelo PPGS: a saber, o Mestrado e o Doutorado. A realização completa desses níveis compreende o cumprimento de créditos em disciplinas e em seminários, além de múltiplas atividades ofertadas pela USP. O curso de Mestrado é realizado em dois anos e o de Doutorado, em quatro anos, resultando na elaboração, respectivamente, de uma dissertação e de uma tese. Para tal, o PPGS reúne 34 orientadoras/es que atuam em diversas linhas de pesquisa. 

São três os grandes objetivos do Programa:

1. Formação Intelectual
Objetiva-se a formação de pesquisadores/as de excelência acadêmica, sintonizados/as com o debate acadêmico internacional e aptos/as a analisarem as várias dimensões do universo social. Os cursos de Mestrado e de Doutorado são organizados de modo a estimular a criatividade intelectual do/a discente na composição do conjunto de seus créditos em disciplinas, e em atividades complementares obrigatórias. Uma pesquisa científica original e inovadora é requisito fundamental para a elaboração da dissertação ou da tese que assegurará ao/à discente o título, respectivamente, de Mestre ou de Doutor em Sociologia pela USP. 

2. Apoio à Pesquisa 
Visa-se o engajamento dos/as discentes na estrutura de formação do PPGS, nas linhas de pesquisa em desenvolvimento e nas atividades dos núcleos e centros a ele associados. Para tanto, busca-se:
assegurar condições de infraestrutura, como a Biblioteca Florestan Fernandes e o Laboratório de Pesquisa Social (LAPS); 
oferecer aos/às discentes a possibilidade de participação em grupos e núcleos de pesquisas coordenados por docentes do PPGS; 
oferecer aos/às estudantes interface com centros organizadores de dados, como o Consórcio de Informações Sociais (CIS) e o UrbanData-Brasil/CEM
fomentar a participação discente em eventos no Brasil e no exterior; 
estimular a publicação de textos discentes em periódicos qualificados; 
propiciar auxílio financeiro por meio de bolsas de pesquisa (dependentes de agências de fomento estaduais e federais); 
apoiar financeiramente atividades acadêmicas (dependentes de agências de fomento estaduais e federais).

3. Internacionalização 
A circulação nacional e internacional de docentes e discentes constitui aspecto central na organização do PPGS, bem como a colaboração de pesquisadores/as estrangeiros/as. Essa perspectiva viabiliza a interface almejada com questões de ponta nos campos de teoria e pesquisa sociológicas mundiais, contribuindo tanto para a renovação do repertório de referências teóricas, temáticas e empíricas de docentes e discentes, quanto para o estabelecimento de profícuas redes de pesquisas interinstitucionais. 

Nesse sentido, os/as discentes são estimulados/as, de um lado, a realizar estágios de pesquisa no exterior, por meio de convênios com os quais o PPGS conta por todo o globo; de outro lado, a formar-se em parceria com instituições estrangeiras (no formato da chamada cotutela de tese).

Visando à divulgação científica, o PPGS colabora com a publicação de dois periódicos:
Tempo Social. Revista de Sociologia da USP, criada em 1989 e que possui qualificação de excelência internacional pela avaliação Qualis/CAPES (2017), pertencendo ao portal SCIELO e único periódico brasileiro indexado na Social Science Citation Index; 
Plural. Revista de Ciências Sociais, criada em 1994, dotada de periodicidade semestral e atualmente em versão eletrônica, conta com a qualificação “B2” do Qualis/CAPES (2017).